Gasômetro Madeiras - Máquinas e Ferramentas para Marceneiros

  • Telefones de contato
    • DÚVIDAS? FALE CONOSCO:
      • Loja Virtual

        (12) 3932-0425

      • São Paulo - SP

        (11) 3469-4460

      • Guarulhos - SP

        (11) 2465-4466

      • São José dos Campos - SP

        (12) 3946-4466

      • São José do Rio Preto - SP

        (17) 3202-4466

      • Pouso Alegre - MG 

        (35) 3427-3100

      • Uberlândia - MG 

        (34) 3291-4600

  • Nossas Lojas
  • Fale Conosco
Buscar
Acesse sua conta Seus pedidos

Gasômetro Madeiras - Máquinas e Ferramentas para Marceneiros

Buscar
Acesse sua conta Seus pedidos
Banner Topo

Serras Circulares de Widea, o que São?

 

São ferramentas de corte dentadas e rotativas, seus dentes são fabricados em pastilhas de metal duro (widea) e soldados ao corpo da lâmina por um processo conhecido como brasagem. Possuem excelente relação custo-benefício, baixa manutenção e elevada resistência ao calor e ao desgaste.

 

No setor moveleiro sua principal utilização é para o corte de madeiras e derivados de madeiras em marcenarias, carpintarias, madeireiras, indústrias de móveis e outros.

 

Com variações de diâmetro, espessura e ângulos de corte as serras de widea são utilizadas em diversos equipamentos, sejam eles manuais elétricos ou estacionários, elas podem ser instaladas em serras de mesas, serras de meia esquadria, serras portáteis, seccionadoras, esquadrejadeiras e outras.

 

Com a máquina e a serra correta você pode cortar madeiras, compensados, acrílicos, perfis de alumínio, MDF e MDP (revestidos ou não) e outros materiais.

Cuidados e Manutenção

Inspecione a serra regularmente


Evite choques, isso pode danificar a serra


Afie a serra sempre que necessário


Utilize a serra adequada ao material


Tenha sempre um serra de reserva

Como Escolho a Serra de Widea que Melhor se Adequa ao Meu Trabalho?


Para escolher a serra de widea que melhor se adequa ao seu trabalho você deve seguir dois critérios básicos:


1º - a máquina onde a lâmina será instalada.

2º - o tipo de material que será cortado.


Para o corte de madeira bruta dê preferencia as lâminas com menor quantidade de dentes, isso evita o superaquecimento da serra proporcionando maior fluidez e velocidade no corte.


Para o corte de painéis industrializados, como o MDF e o MDP, onde o acabamento no corte é indispensável, utilize sempre lâminas com o maior número de dentes possíveis em função do diâmetro da serra, isso melhora o acabamento e diminui perdas e retrabalhos.


Dica: conhecer a geometria ou tipo do dente também pode influenciar no resultado final do corte uma vez que alguns formatos apresentam melhores resultados que outros em determinados materiais, abaixo veja os “tipos de dentes” mais utilizados.


Dentes Alternados E/D – é o formato mais comum, onde temos um dente para esquerda e outro para direita (E/D), podem variar em angulação e são utilizados geralmente em lâminas de serras para corte de madeira dura ou macia.


Dentes Retos Trapezoidais – nessa configuração um dente é reto e o outro é um trapézio, podem ser positivos TR(+) ou negativos TR(-), são utilizados geralmente em lâminas de serra onde o acabamento do corte se faz necessário, esse tipo de lâmina é muito utilizada para cortar painéis de madeira industrializados (compensado, MDF/MDP) e metais não ferrosos (perfis de alumínio).  


Dentes com Formatos Especiais – existem diversos e os mais comuns são os alternados ou cruzados com angulação entre 30º e 40º graus, são utilizados especialmente em lâminas de serras para corte acabado em painéis de MDF e MDP com revestimento nas duas faces para máquinas que não possuem riscador.


Aqui na Gasômetro Madeiras ajudamos você a escolher a serra de widea que melhor atende suas necessidades.