Motor Elétrico 3,0 HP Trifásico 02 Pólos (Alta Rotação) IP-56 Blindado 220/380V
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Em qualquer ambiente de produção, o motor elétrico é, sem dúvida, o componente vital para otimizar o seu trabalho, acionando o eixo de serras, a compressão de ar, o movimento de plainas e o fluxo de bombas. Sem o motor correto, nenhuma máquina estacionária pode entregar sua performance máxima.
Por isso, oferecemos uma linha de motores elétricos com diversas potências (CV/HP), rotações (RPM) e classificações elétricas, garantindo que você encontre o propulsor ideal para a sua necessidade, sempre com foco em durabilidade e produtividade.
O primeiro passo para escolher seu motor é entender o tipo de alimentação elétrica disponível no seu local de trabalho. Isso ditará a eficiência e a potência máxima que você pode alcançar.
O motor monofásico é o mais comum em residências, pequenas oficinas e comércios. Ele opera com uma única fase de energia (geralmente 110V ou 220V).
Qual é a diferença prática entre um motor de alta rotação e um de baixa rotação?
A diferença reside no desempenho: motores de baixa rotação (1750 RPM) oferecem maior torque (força de giro) para vencer resistências, sendo ideais para plainas e serras de fita. Já os motores de alta rotação (3450 RPM) entregam maior velocidade, sendo usados em lixadeiras, politrizes e bombas, onde o giro rápido é a prioridade.
Posso instalar um motor trifásico em uma rede monofásica?
Não. Um motor trifásico requer alimentação trifásica. Tentar ligá-lo em uma rede monofásica causará danos. Em casos específicos, é possível usar um inversor de frequência para simular as três fases, mas esta é uma solução mais complexa e que deve ser dimensionada por um profissional eletricista, sendo geralmente mais econômico optar por um motor monofásico dimensionado corretamente.
Qual a importância da carcaça e da blindagem em motores para marcenaria?
Em ambientes como marcenarias e oficinas, o motor fica exposto a pó, serragem e umidade. A carcaça robusta e a blindagem adequada (grau de proteção IP) são cruciais para proteger os componentes internos, como os rolamentos e o bobinamento. Um alto grau de proteção assegura que o motor resista ao acúmulo de sujeira e respingos, prevenindo curtos-circuitos e prolongando drasticamente a vida útil do equipamento.
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