Serra de esquadria
Fundamental em qualquer marcenaria, carpintaria ou oficina de instalação, a serra de esquadria permite que você execute cortes angulares e repetíveis para um acabamento impecável. Nossos modelos têm precisão milimétrica e são projetados especificamente para executar cortes em esquadrias, no ângulo horizontal, e chanfro, no ângulo vertical.
Nossa linha de serra de esquadria une a potência necessária do motor com a estabilidade e a calibração de fábrica, para garantir que o seu investimento traga o máximo de produtividade e exatidão no dia a dia.
Qual a diferença entre a serra de esquadria e a serra circular?
Embora ambas utilizem lâminas circulares, a função e a capacidade de precisão são totalmente diferentes. Entenda:
- Serra circular: é a ferramenta ideal para fazer cortes retos (90°) em chapas grandes ou para cortes longitudinais. Ela é mais indicada para materiais leves, como madeira, MDF e compensado. A rotação do disco da serra circular é menor e faz um movimento circular.
- Serra de esquadria: é uma máquina estacionária, fixada à bancada, que possui um sistema de bloqueio de ângulo pré-calibrado, em 45°, 90°, 22.5°, entre outras opções. Ela foi projetada para fazer cortes de topo e ângulos compostos com repetibilidade industrial.
A **serra de esquadria é insubstituível para o trabalho de acabamento, pois sua estabilidade e precisão garantem que as junções de canto fiquem perfeitamente fechadas, sem folgas visíveis, elevando o valor estético e estrutural do seu projeto.Conheça os 3 tipos de serra de esquadria disponíveis
Ao escolher adquirir uma serra de esquadria você precisa definir o tipo de movimento do braço, pois isso impactará diretamente na largura, ou seja, na capacidade do corte.Serra de esquadria convencional
É o modelo convencional, que executa o movimento de corte apenas para cima e para baixo, com o eixo fixado na parte de trás. É um produto com excelente custo-benefício e alta precisão para o corte de topo.
Ela é ideal para trabalhos que envolvem peças de largura estreita, como rodapés finos, guarnições e montantes. Além disso, a serra de esquadria convencional uma opção mais compacta e geralmente mais leve, ideal para quem precisa transportar a máquina ou trabalha em espaços reduzidos.Serra de esquadria telescópica
A serra de esquadria telescópica é a escolha padrão para a maioria dos profissionais. Isso porque ela incorpora trilhos deslizantes, o que permite a cabeça da serra se mover horizontalmente sobre a peça, além do movimento vertical.
A vantagem principal do produto é a capacidade de aumentar o corte na largura. Em uma única passada, você consegue cortar tábuas de madeira e painéis mais largos, como os de MDF de 30 cm. É uma ótima opção para marcenarias de móveis planejados, decks e cortes em peças largas com a mesma precisão angular do modelo fixo.Serra de esquadria com mesa superior
Alguns modelos combinam a função de corte angular da esquadria com uma mesa superior, transformando-a em uma mini serra de bancada.
Essa ferramenta oferece maior versatilidade e permite que você execute cortes retos em peças pequenas e ripados no modo bancada, sem a necessidade de mudar para outra máquina.Aplicações essenciais no dia a dia
A serra de esquadria é crucial para a qualidade final de seu projeto. Seu investimento se justifica pela velocidade e qualidade insuperáveis em tarefas específicas, como: - Instalação de acabamentos: cortes em 45° perfeitos para rodapés, vistas de portas e molduras. Isto assegura que as junções de canto fiquem completamente fechadas e sem folgas.
- Fabricação de estruturas: cortes complexos para estruturas de telhado, onde a precisão do ângulo é crítica para a segurança e estabilidade.
- Perfis de alumínio: com a lâmina correta, a serra de esquadria é a ferramenta ideal para cortar perfis metálicos, como os usados em esquadrias e estruturas leves.
Dica de acabamento
Para evitar lascas no MDF e obter um corte limpo, use uma lâmina de alto número de dentes, 80 dentes ou mais. Além disso, utilize uma peça de sacrifício, por exemplo, uma madeira fina, no encosto da serra, garantindo suporte total à peça durante a saída da lâmina.Dica de precisão angular
Sempre trave o material firmemente contra o encosto antes de cortar. Use grampos se necessário. A menor movimentação da peça durante o corte compromete o ângulo de 45° necessário para as junções perfeitas.
Longe de ser apenas uma ferramenta de corte, a serra de esquadria é crucial para adquirir a qualidade final desejada no seu projeto. Conheça os modelos da Gasômetro Madeiras e garanta máxima precisão em seu trabalho.
Conheça as ferramentas elétricas da Gasômetro Madeiras